
Quando a gente fala em inclusão social, nunca imaginávamos viver histórias tão emocionantes e motivadoras. Temos a chance de ver muitas delas no dia a dia do projeto.
É o caso do Marcus Vinícius, de 15 anos, que é autista e aluno do @projetomaestrodabolaricardinho. Faz aulas de futsal com o competente professor Rafael Speroto, do núcleo Bairro Novo/Maestro/EE10 há cerca de 3 anos.
No início apresentou certa dificuldade no entendimento de regras e sistemática de treinos, mas sua evolução foi constante e diária. Hoje compreende todas as regras do jogo e participa ativamente dos treinos. “Mesmo com dificuldade na fala, todos o respeitam e são afetivos com ele e ele para com todos. Procuramos respeitar suas limitações, porém o tratamento e exigência é o mesmo dos outros alunos, desafiando, corrigindo, motivando e intervindo constantemente para o seu crescimento individual”, diz o professor Rafael.
Para a mãe de Marcus, Sra. Cássia Aparecida “o futebol ajudou muito na interação com outras crianças, tornando-se um instrumento de peso na formação social. Com a orientação dos professores, aprendeu as regras do esporte, trabalhar em equipe e respeitar os colegas, aumentando a motivação no dia a dia”. Ficamos muito felizes com o crescimento e dedicação deste querido aluno do projeto e queremos, cada vez mais, ser motivo de felicidade para famílias como essa!